Dicas para aquisição de franquia

Publicado em: 30/04/2018 20:52

Dicas para aquisição de franquia

Ao abrir uma franquia, é importante pensar em um negócio com que você tenha afinidade. O empreendedor deve pesquisar sobre o mercado, comparando valores e rentabilidade, para a escolha certa.

Concorrência - Avalie as ofertas concorrentes. Geralmente, redes com mais tempo de mercado são mais maduras, por isso, privilegie redes com mais de 35 unidades franqueadas. Benchmarking - Visite pelo menos seis franqueados estabelecidos há mais de dois anos. Procure saber quais são as dificuldades que enfrentam e verifique a facilidade de acesso ao franqueador e a prontidão de atendimento dele ao franqueado. Treinamento - A empresa oferece treinamento? O que está incluído neste treinamento? Qual o tempo de duração? Quem aplica o treinamento e em qual local/loja? Há reciclagem periódica? Tecnologia - Qual a estrutura do software utilizado pela empresa? O que ele oferece? (comparativos, hanking entre franqueados) Qual o suporte oferecido e agilidade? (Help desk) Suporte de campo - O franqueador oferece suporte de campo? Quantas vezes ao ano? O que é realizado na visita do supervisor de campo da rede? As visitas são pagas pela rede ou pelo franqueado? Circular de Oferta de Franquia (COF) - A circular deve conter os balanços e demonstrações financeiras dos últimos dois exercícios da franqueadora, pendências judiciais (se houver), royalties e taxa de publicidade ou semelhante, além da relação completa de todos os franqueados, inclusive aqueles que fecharam nos últimos seis meses. Royalties - Verifique qual a base de cálculo estabelecida e se é referenciado na receita bruta ou líquida. Publicidade - Saiba quais são os veículos de mídia utilizados e a abrangência da propaganda (estados/regiões). Aquisição de produtos - A compra é exclusiva do franqueador? Há cotas mínimas de compra, por coleção ou lançamento, por exemplo? Números apresentados - Qual o capital de giro necessário? Em quanto tempo, em média, uma loja da rede alcança seu ponto de equilíbrio? Qual o prazo de retorno estimado? Qual o lucro líquido estimado? (Avalie a DRE – Demonstração de Resultado em Exercício) Territorialidade - Qual a distância entre lojas da mesma rede, prevista para casa loja? Contrato de franquia - Leia detalhadamente o contrato de franquia e compare com COF apresentada. Renovação do contrato de franquia - Verifique se existe custo para renovação. Qual a base de cálculo? (Ex.: X% da taxa de franquia) Em quanto tempo ocorre? Rescisão de contrato de franquia - Como ocorre o processo? Há multas a serem aplicadas?

Dicas para a escolha certa

Faça uma projeção multiplicando o lucro líquido mensal estimado por um período de doze meses. Depois, faça uma avaliação da receita estimada frente ao desembolso que irá realizar. Compare o negócio desejado com outras possibilidades de investimento. Elabore o seu Plano de Negócio e compare com os números apresentados. Lembre-se: os cenários mudam bastante dependendo da região. Considere este aspecto em sua avaliação. Preferencialmente busque um segmento do qual se tenha algum conhecimento ou vivência. Caso não o tenha, procure trabalhar por um tempo neste segmento, se for possível, ainda que na condição de colaborador. Busque uma consultoria especializada e evite tomar decisões por impulso. Adquira conhecimentos em gestão: controles financeiros, formação do preço de venda, plano de marketing, entre outros. Mesmo que a rede ofereça um bom suporte, quanto mais conhecimento puder agregar, maior será a chance de sucesso. Essas dicas não esgotam todos os passos do processo de avaliação para aquisição de uma franquia, mas servem como um roteiro a ser seguido.

Antônio Augusto Gonçalves de Abreu Analista do Sebrae Minas

SHARKS INVESTIMENTOS