Usuários com dados coletados no Facebook seriam “muito mais que 87 mi”

Publicado em: 17/04/2018 16:57

Usuários com dados coletados no Facebook seriam “muito mais que 87 mi”

Uma ex-diretora da consultoria Cambridge Analytica afirma que o vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook é apenas o começo e que o número de atingidos é muito maior.

Brittany Kaiser era diretora de desenvolvimento de negócios e é a segunda ex-funcionária da companhia a delatar a empresa. Kaiser testemunhou hoje aos membros do congresso britânico sobre o assunto (leia a íntegra aqui, em inglês).

De acordo com ela, o teste desenvolvido pelo acadêmico Aleksandr Kogan (chamado This Is Your Digital Life) e que serviu como base para a coleta de dados no Facebook era apenas um dos testes que serviam como fonte para a Cambridge Analytica.

“Eu gostaria de dar ênfase ao fato que os questionários e dados de Kogan/GSR não era o único questionário conectados ao Facebook e a única base de dados que a Cambridge Analytica usou”, afirmou ao parlamento britânico.

“Estou ciente, em um sentido geral, de que uma ampla gama de pesquisas foram feitas pela CA ou seus parceiros, geralmente com um login no Facebook – por exemplo, o questionário ‘sex compass’.”

Ela esclarece que não tem informações específicas, mas especula que pessoas atingidas pelo vazamento de informações particulares devem ser “muito mais do que 87 milhões”.

Leia também

SHARKS INVESTIMENTOS